Domingo, 17 de Outubro de 2021 11:46 84 98733 4107
Educação Semana

Movimento Unidos Pelo Brincar e Aliança Pela Infância lançam guia para tornar a Semana Mundial do Brincar uma política pública dos municípios

INICIATIVA SERÁ LANÇADA EM LIVE NO DIA 28 DE SETEMBRO COM MEDIAÇÃO DE RITA LISAUSKAS

24/09/2021 17h41
17
Por: Adrovando Claro Fonte: Camila Del Nero
Movimento Unidos Pelo Brincar e Aliança Pela Infância lançam guia para tornar a Semana Mundial do Brincar uma política pública dos municípios

Com foco na valorização do brincar como um pilar do desenvolvimento infantil, o Movimento Unidos Pelo Brincar se une à Aliança Pela Infância em mais uma missão: mobilizar cidadãos e gestores públicos para instituir a Semana Mundial do Brincar como parte do calendário oficial dos municípios brasileiros. Para isso, no dia 28 de setembro, às 9h30, será lançado um guia com um passo a passo de como reivindicar junto aos governos locais que a Semana Municipal do Brincar seja instituída como lei, em live realizada no youtube da Aliança pela Infância.

A conversa será mediada por Rita Lisauskas, colunista de maternidade, infância e educação do Estadão e terá participação de Adriana Friedmann, mestre em educação pela UNICAMP e co-fundadora da Aliança pela Infância; Lila Vanzella, idealizadora e coordenadora da Trilhas do Brincar em Guaratinguetá (SP); Fabiana Moraes, advogada no projeto de incidência política da Lei da Semana Municipal do Brincar. 

O guia estará disponível no site semanadobrincar.org.br a partir do dia 27 de setembro e também vai oferecer materiais (formulários, documentos, dados) de suporte para as solicitações ao poder público. Aqueles que aderirem ou tiverem interesse na ação terão ainda a oportunidade de passar por uma oficina que vai aprofundar o conteúdo e mostrar como aplicá-lo na prática. A iniciativa também vai manter o acompanhamento de todos os participantes do projeto. 

O guia vai abordar três pilares: Por que brincar?; Como implementar a lei; Saiu a lei, e agora? No primeiro capítulo, vai aprofundar o brincar como fenômeno, expressão e ação total da criança e destacar a importância do brincar como direito universal. Os interessados poderão saber mais sobre o marco situacional da infância no Brasil, considerando seus aspectos legislativos e institucionais, além de identificar a rede de proteção e garantia desse direito. Já a segunda parte vai percorrer as origens, mobilizações e caminhos para instituir a Semana Municipal do Brincar, trazendo experiências de outros municípios e apontando caminhos para ampliar a legislação para outras cidades. A última etapa trata da parte prática e dá o passo a passo para a realização da Semana Municipal do Brincar, além de apontar saídas para estimular, no Brasil, "cidades do brincar", que acolham o tempo da infância. 

"O brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, para sua expressão cultural, para sua relação com o mundo. É um direito fundamental de todas as crianças previsto em diversos instrumentos legais, e é papel de todos os adultos e todos os setores da sociedade garantir que esse brincar aconteça lá onde as crianças estão habitando e brincando, nas cidades, ruas, moradias. Uma lei que institui a Semana Municipal do Brincar na cidade cria uma estrutura para que esse brincar aconteça em todos os espaços da cidade, evidencia a importância do brincar e fomenta a conversa sobre esse direito de todas as crianças", afirma Letícia Zero - Coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança Pela Infância. 

Direito de toda criança garantido em lei e fator essencial para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional, social e cultural, o brincar tem como uma das barreiras a sua implementação em níveis estaduais e municipais, com espaços adequados, equipes de atendimento treinadas e outras ações que dependem do poder público. Embora ainda não seja uma realidade em muitas cidades, a Semana Mundial do Brincar é uma oportunidade para realização de debates e outras atividades sobre a importância do tema, além de ser um legado para o município. Para além de um evento, ela promove reflexões sobre pontos importantes e necessários para a garantia de um brincar mais seguro e livre, como o planejamento urbano e a participação social. A implementação da SMB como parte oficial do calendário das prefeituras abre caminhos para ações conjuntas, disseminando cada vez mais a importância desse tema e possibilitando a criação de uma agenda comum pelo brincar. 

Diante desse cenário, o Movimento Unidos pelo Brincar se junta à Aliança Pela Infância para realizar ações que propiciem o avanço dessa política pública. A iniciativa é um convite à sociedade como um todo para uma construção coletiva, somando esforços na defesa do "tempo" da infância. A ação tem por objetivo prioritário chamar atenção e garantir que toda criança tenha acesso à construção de vínculos sociais e ao compartilhamento de saberes e descobertas, através do brincar. 

Sobre o Movimento Unidos pelo Brincar 

O Movimento Unidos pelo Brincar tem a missão de promover a valorização do brincar como um dos pilares do desenvolvimento infantil. Através do brincar, crianças desenvolvem diversas habilidades, e por esse motivo o Movimento visa estimular famílias, cuidadores e o setor público a oferecer mais oportunidades de aprendizagem lúdica para todas as crianças. Com financiamento da Fundação LEGO, a iniciativa atua desde 2019 com ações no Brasil, Colômbia, México e Ruanda. 

Sobre a Aliança Pela Infância 

Movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância, a Aliança pela Infância atua para inspirar e oferecer experiências, por meio de produção e disseminação de conhecimentos, compartilhamento de saberes e por vivências significativas que valorizem o ABCD da Infância - aprender, brincar, comer e dormir - como base de uma vida plena e cheia de encantamento. Para isso, atua em rede, com seus núcleos, com pessoas e com a sociedade civil organizada. A Aliança pela Infância tem como missão sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável e acredita que o humano precisa se embeber de infância para se humanizar. Desde 2010, a Aliança pela Infância realiza a Semana Mundial do Brincar no Brasil, sempre próximo ao dia 28 de maio, Dia Mundial do Brincar. 

 

Ele1 - Criar site de notícias