Quarta, 08 de Dezembro de 2021 00:59 84 98733 4107
Brasil Live

Instituto Avon reforça a relevância do Outubro Rosa em live que reunirá especialistas para conscientizar e alertar sobre o câncer de mama e o diagnóstico

Encontro on-line será realizado em 27/10 às 18h e reforçará a importância dos exames de rotina para o diagnóstico precoce e os efeitos da pandemia para a saúde da mulher

25/10/2021 17h22
34
Por: Adrovando Claro Fonte: Giulia Costa Leocádio
Instituto Avon reforça a relevância do Outubro Rosa em live que reunirá especialistas para conscientizar e alertar sobre o câncer de mama e o diagnóstico

Como parte de suas ações de Outubro Rosa, o Instituto Avon, organização não-governamental que atua na defesa de direitos fundamentais da mulher, por meio de ações e iniciativas na resposta ao câncer de mama e no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, realizará, no dia 27 de outubro, às 18h, a live "Olha pra Você: os impactos da pandemia e a retomada dos cuidados com o câncer de mama".

Mediada pela gerente de causas dos Instituto Avon, Regina Célia Barbosa, a conversa reunirá Fabiana Makdissi, médica mastologista, head do centro de referência da mama do A.C. Camargo Câncer Center, doutora em oncologia pela FMUSP, membra da Academia de Brasileira de Medicina de Reabilitação e Academia Brasileira de Mastologia; Luciana Holtz, psico-oncologista, especialista em Bioética e Health Literacy e fundadora e presidente do Instituto Oncoguia e Maira Caleffi, chefe do serviço de mastologia do Hospital Moinhos de Vento, de Portal Alegre - RS.

"Falar sobre o câncer de mama é ainda mais imprescindível agora, após mais de um ano da pandemia causada pela Covid-19. Queremos informar as mulheres sobre o rastreio da doença, que é a melhor forma de reduzir a letalidade deste que é o tipo mais diagnosticado no mundo. Nosso objetivo é contribuir para que elas retomem os cuidados com a saúde", explica Regina Célia Barbosa, gerente de causas do Instituto Avon. "Vamos contar com mulheres atuantes e engajadas na causa para compartilhar conhecimento e alertar as brasileiras sobre a importância do atendimento médico de rotina", conclui.

A ação é parte da campanha de Outubro Rosa do Instituto Avon "Todo Mundo Tem Peito. Cuide do Seu" - cujo objetivo é incentivar a conscientização sobre o câncer de mama, a importância do diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento, alertando as mulheres sobre os impactos da pandemia e do isolamento social para o rastreio da doença. As ações também visam reforçar os diretos dos pacientes, previstos na Lei dos 30 Dias (nº 13.896/2019) e Lei dos 60 Dias (nº 12.732/12).

De acordo com um levantamento da Revista de Saúde Pública, de abril de 2021, entre 2019 e 2020, o número de mamografias realizadas entre mulheres de 50 e 69 anos no Sistema Único de Saúde (SUS) reduziu em cerca de 42%. Ainda de acordo com a publicação, cerca de 4 mil casos deixaram de ser detectados desde o começo da pandemia, considerando que cinco casos são confirmados a cada mil exames de diagnóstico.

Serviço:

Live: "Olha pra Você: os impactos da pandemia e a retomada dos cuidados com o câncer de mama"

Data: 27 de outubro de 2021

Horário: 18h

Acesso: Facebook do Instituto Avon, YouTube do Instituto Avon e @institutoavon no Instagram.

Sobre o Instituto Avon

O Instituto Avon é uma organização não-governamental que se dedica a salvar vidas por meio de ações e iniciativas em prol da detecção precoce do câncer de mama e do enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas no Brasil. Desde 2003, tem como missão fortalecer a saúde, a proteção e o empoderamento da mulher. Para isso, conta com a parceria de instituições da sociedade civil, do setor privado e do poder público, atuando na produção de conhecimento, articulação e desenvolvimento de projetos e no apoio de iniciativas de impacto transformador e que busquem o engajamento de todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Como braço de investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de R$ 170 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 350 projetos e ações, beneficiando mais de 6 milhões de mulheres em todo o País.

 

Ele1 - Criar site de notícias