Quarta, 08 de Dezembro de 2021 00:48 84 98733 4107
Tecnologia WI-FI BRASIL

Ministro das Comunicações entrega internet banda larga no Seridó potiguar

Além da entrega de rede Wi-Fi gratuita, a ação também integra a doação de 20 computadores e a implantação de rede metropolitana na região

25/10/2021 17h39
27
Por: Adrovando Claro Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social Ministério das Comunicações
 Ministro das Comunicações entrega internet banda larga no Seridó potiguar

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou de cerimônia para entregas do programa Wi-Fi Brasil no sertão do Rio Grande do Norte, levando conectividade de alta velocidade para oito comunidades rurais do Seridó potiguar. O evento ocorreu no ginásio da Ilha, em Caicó (RN). Faria também efetivou a doação de computadores e a implantação de rede metropolitana em municípios da região.

"Muito mais do que as entregas que são realizadas hoje, estamos conseguindo trabalhar para que o dinheiro do governo federal chegue a quem mais precisa", comemorou o ministro durante a cerimônia. Com essa ação, ele reforçou, "o governo de Jair Messias Bolsonaro entrega mais pontos de internet gratuita e ilimitada para a população, somando cerca de 15 mil pontos em funcionamento em todo o país".

O programa Wi-Fi Brasil promove inclusão digital e social ao ativar pontos de internet, via satélite, em instituições e áreas públicas de localidades com pouca ou nenhuma conexão. No Rio Grande do Norte, são 119 municípios atendidos com 452 pontos instalados. Do total, 352 antenas foram ativadas na área rural; 292 estão em escolas. As novas zonas de inclusão serão instaladas nas cidades de Caicó, Currais Novos, Bodó e São José do Seridó.

O município de Santana do Seridó, por sua vez, recebe 20 estações do programa Computadores para Inclusão, recondicionadas em centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) adaptados para a recuperação de equipamentos, tratamento de resíduos eletroeletrônicos e para a realização de cursos e oficinas. A iniciativa faz parte do esforço para doar mais de 10 mil computadores até o final de 2023 e a formar mais de 5 mil pessoas.

REDE METROPOLITANA

Na região de Currais Novos, que abrange as localidades de São Sebastião, Cruz e Quilombo Negros do Riacho, o lançamento do cabo do backbone no final de outubro marca a conclusão de uma das etapas da Fase 1 do projeto Infovia Potiguar, que recebeu apoio de R$ 10 milhões do MCom. Na segunda etapa, com previsão de início em dezembro, será implantada uma rede de longa distância interligando Caicó-Currais Novos e Currais Novos-Santa Cruz.

No âmbito do Nordeste Conectado, está prevista a implantação da rede metropolitana de Caicó ainda no primeiro semestre de 2022, com taxa de transmissão de dados de até 100 Gbps. O programa prevê a instalação de infraestrutura para promover o tráfego de dados em fibra óptica ao longo da rede da Companhia Hidrelétrica São Francisco (CHESF).

Ele1 - Criar site de notícias