Quarta, 08 de Dezembro de 2021 00:14 84 98733 4107
Geral Evento

Com Jujuba desenvolvida para pacientes oncológicos, SESI Escola RN se credencia para evento cientifico internacional na Argentina

De acordo com a gerente de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, o trabalho da equipe vem sendo desenvolvido desde agosto 2020, sendo o vencedor da Olimpíada do Futuro daquele ano.

24/11/2021 18h40
19
Por: Adrovando Claro Fonte: Imprensa FIERN
 Com Jujuba desenvolvida para pacientes oncológicos, SESI Escola RN se credencia para evento cientifico internacional na Argentina

Alunas da SESI Escola RN de Natal e de São Gonçalo do Amarante conseguiram credencial para participar MILSET Latinamerican Expo-Sciences que acontecerá na Argentina, em 2022. O resultado foi possível a partir da conquista do segundo lugar na 27° Feira Internacional Ciência Jovem, na categoria Desenvolvimento Tecnológico, onde concorreram com outras 55 equipes de todo Brasil no início deste mês de novembro. As alunas disputaram com o projeto ‘Jujuba Nutrinim - alternativas para restituir sentidos gustativos aos pacientes oncológicos’. 

 As alunas Marialice Gomes e Cailany Cavalcante são da equipe Nutrinim da SESI Escola RN, orientadas pelo professor Diego Bezerra Cavalcante. Os estudantes Elton Oliveira, Gustavo Araújo e Dailton Lima completam a equipe. 

 De acordo com a gerente de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, o trabalho da equipe vem sendo desenvolvido desde agosto 2020, sendo o vencedor da Olimpíada do Futuro daquele ano. “Durante o ano de 2021, o trabalho evoluiu com testagens laboratoriais, alcançando resultados satisfatórios e animadores para a continuidade do projeto”, comemora a gerente de Educação do SESI.  

 A jujuba Nutrinim é destinada a pacientes oncológicos que fazem uso da quimioterapia e radioterapia e, devido ao tratamento, apresentam perda do paladar, incapacidade de sentir odores e baixa produção de saliva. Esses fatores levam a desmotivação alimentar ocasionando desnutrição, sendo uma das maiores responsáveis pelas mortes durante o tratamento. 

 O doce, desenvolvido pela equipe do SESI-RN, é capaz de recuperar os sentidos perdidos promovendo uma melhora na nutrição, fator importante durante a terapia. 

 A jujuba é feita a partir de óleo essencial de hortelã pimenta - responsável por estimular as papilas gustativas e de agir também como descongestionante nasal, permitindo o retorno sensitivo do paladar e do olfato -; e por glutamato monossódico, que estimula alguns receptores específicos da língua, influenciando os sabores; além de outros ingredientes naturais. A Nutrinim é livre de açúcar, lactose e glúten. 

 Evento internacional para jovens 

ESI AMLAT é um evento do Movimento Internacional para a Recreação Científica e Técnica da América Latina (MILSET AMLAT), uma organização juvenil não governamental, sem fins lucrativos e politicamente independente, que visa desenvolver a cultura científica entre os jovens por meio da organização da ciência e programas de tecnologia. É organizado pela ARCITECO RED - Rede Argentina de Recreação em Ciência, Tecnologia e Comunicação. 

 

...

 

Ele1 - Criar site de notícias