Quarta, 25 de Maio de 2022 19:45 84 98733 4107
Cidades Consulta

Brasileiros têm até o dia 31 de março para participar da consulta Cidades Sustentáveis da ONU-Habitat

Realizada desde 2018, consulta pública nacional faz raio-X sobre como cidades do país avançam para se tornarem inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis

24/03/2022 10h10
50
Por: Adrovando Claro Fonte: Angelo Raposo
Brasileiros têm até o dia 31 de março para participar da consulta Cidades Sustentáveis da ONU-Habitat

Está chegando ao final a 4ª edição do Cidades Sustentáveis, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, os brasileiros interessados em participar da consulta terão até o dia 31 de março para fazê-lo. A participação é voluntária e seus resultados servirão para medir a percepção dos brasileiros sobre como suas cidades estão evoluindo para alcançar Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da ONU (ODS 11), que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Na edição deste ano, a pesquisa contém perguntas sobre como os cidadãos avaliam as políticas de combate à pandemia de Covid-19 em suas cidades.

 A consulta Cidades Sustentáveis se insere no programa da ONU e dos seus parceiros no Brasil, que estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

 O que são as ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Os 193 Estados membros da ONU, incluindo o Brasil, comprometeram-se a adotar a chamada Agenda Pós-2015, considerada uma das mais ambiciosas da história da diplomacia internacional. A partir dela, as nações trabalharão para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 Cidades Sustentáveis no Brasil

No Brasil a ONU-Habitat escolheu a GovTech Colab como plataforma onde acontece a consulta. Para responder às perguntas, basta entrar em no site https://consultas.colab.re/cidadessustentaveis2021 ou baixar gratuitamente o aplicativo Colab para celulares de sistema Android ou iOS. 

  “Atualmente, o desafio das cidades é entender qual a profundidade dos impactos da pandemia na vida dos cidadãos”, diz Gustavo Maia, CEO do Colab. “Por isso, consultar a população é um passo importante para uma gestão pública transparente e que inspire confiança”, afirma. 

 Os resultados da Consulta Cidades Sustentáveis são apresentados em fóruns da ONU e divulgados com o objetivo de chegar ao maior número possível de gestores e tomadores de decisão, para apoiar um diálogo com os governos municipais sobre mudanças de políticas públicas. Para David Evans, chefe da Unidade de Capacitação de Treinamento do ONU-Habitat, “cidadãos devem ser o foco de todas as políticas públicas. Por isso, para que as ações da administração municipal sejam de fato eficientes, a população deve ser consultada constantemente como forma de aprimoramento da democracia. É fundamental captar a sua percepção sobre as ações em direção ao ODS 11 e, assim, permitir uma análise mais precisa da realidade da vida nas cidades brasileiras.”

 Sobre Colab

O Colab é uma plataforma que conecta a população ao governo, para dar mais voz ao cidadão e permitir que o governo pratique uma gestão mais compartilhada e eficiente. A população posta demandas de zeladoria urbana no aplicativo Colab e elas são levadas em tempo real às prefeituras pelo sistema da plataforma, sem paradas burocráticas ou empecilhos. E os gestores se baseiam nas propostas e pedidos dos cidadãos para conduzir a administração pública. Pelo aplicativo, os cidadãos também respondem a consultas públicas realizadas pelas prefeituras, para que sua opinião seja levada em conta em tomadas de decisão.

 Fundado em 2013 e eleito o melhor aplicativo urbano do mundo pela New Cities Foundation, o Colab já recebeu prêmios nacionais e internacionais pela inovação na gestão pública, e em 2021 foi escolhida como uma das GOVtechs mais promissoras do mundo pela StateUp, além de ter sido eleita pela Revista Exame como uma das 50 startups que mudam o Brasil. Também é a plataforma escolhida pelo ONU-Habitat, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, para aplicar uma pesquisa anual nacional de percepção dos brasileiros sobre a condição de vida em suas cidades.

 Sobre ONU-Habitat

O ONU-Habitat, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, estabelecido em 1978, é a agência da ONU para a urbanização sustentável e os assentamentos humanos, cuja missão é tornar as cidades um local onde sua população possa levar uma vida digna e segura, sem bairros insalubres, sem poluir o meio ambiente e sem esgotar os recursos naturais. Seu mandato é trabalhar em prol do desenvolvimento urbano sustentável e promover a habitação adequada para todas e todos. Desta forma, o ONU-Habitat trabalha com todos os temas relacionados à vida nas cidades e com todos os tipos de atores, como governos (federal, estadual e municipal), universidades, ONGs e demais instituições do terceiro setor, setor privado e outros, para alcançar condições de vida adequadas e dignas para a população.

 Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma chamada universal para eliminação da pobreza, proteção do planeta e garantia de que todas as pessoas possam ter paz e prosperidade. Os 17 Objetivos são construídos sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e acrescentam novos temas, como mudança climática, desigualdades, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. Dentro dos Objetivos há 169 metas conectadas — a chave para o sucesso de uma geralmente envolve assuntos associados a outras.

 

Ele1 - Criar site de notícias