Quarta, 25 de Maio de 2022 19:01 84 98733 4107
Cultura Artigo

Educação espiritual nas vidas humanas

O mundo está violento do jeito que está, exatamente, porque as pessoas não tem educação espiritual.

01/05/2022 15h59 Atualizada há 3 semanas
20
Por: Adrovando Claro Fonte: Ivanês Lopes
Educar a infância é o melhor caminho para paz. foto: Adrovando Claro
Educar a infância é o melhor caminho para paz. foto: Adrovando Claro

 

Por Ivanês Lopes*

Na Finlândia foram fechadas quatro penitenciárias. Por quê? Porque é um país que vive de forma harmônica. É bem dirigido. Então, isso aí acarreta uma série de formas diferente e que é incompatível com outros países. Não precisa estar em outro planeta não. Aqui na Terra tem as penitenciárias estão sendo fechadas por falta de ladrões e de criminosos.

Penso até que essa questão da criminação é uma questão educacional. Nós temos em alguns países, mesmo com a educação elevada, acontece os crimes em série. Isso já aconteceu em países tais como França, Inglaterra, Estados Unidos, mas de forma coletiva, tudo depende da educação. Quanto menos povo é educado mais leis precisam ser adotadas. A Constituição Inglesa e a Constituição Norte-Americana faz muitos anos que não é modificado. Aliás, a inglesa, ela tem apenas tópicos. São apenas tópicos aonde as pessoas cumprem os poucos itens. São itens que não precisa de modificações, de emendas, de enfim, não precisa ser uma constituição vasta. A norte-americana, os Estados Unidos é um país que está com menos de trezentos anos. País bem mais jovem do que o Brasil em termos de história. E lá a constituição mudou pouquíssimas vezes e também não é uma vasta constituição.

Precisamos entender que essa questão de que existe nos Estados de uma maneira geral, nos Estados me refiro às nações, é uma questão puramente educacional. Seria bom que a educação fosse valorizada, que os professores fossem valorizados em todos os países. Mas não é isso que acontece. Aqui no Brasil, o que um professor ganha é irrisório para o nível de conhecimento que ele tem e para o que ele transmite. Porque não existe outras profissões, sem que exista a profissão de professor. Aqui no Brasil não é valorizado. E também outras profissões, não são tão valorizadas, como como elas são valorizadas em outros países. Penso que é tudo uma questão de ordem educacional e nada mais do que isso.

E quando eu falo de educação, eu não me refiro só a educação escolar, educação catedrática. Não. Me refiro também a educação espiritual. Seria muito bom que as pessoas lembrassem que nós como dizia o padre jesuíta francês Pierre Teilhard de Chardin quando diz que “Nós somos um espírito em uma matéria e não uma matéria em um espírito”. E as pessoas não lembram disso. O mundo está violento do jeito que está, exatamente, porque as pessoas não tem educação espiritual. A maioria das pessoas no mundo não tem educação espiritual. Elas vão à igreja, elas vão aos templos de todas as religiões, mas nem todas aquelas que vão a esses tempos dessas religiões, elas vão para se educar espiritualmente. A grande maioria vai com o objetivo de ter uma convivência social, que não é errado, é certo. É preciso e, as igrejas são pra isso. Para que haja essa convivência social, mas antes de qualquer coisa, elas são lugares, aonde as pessoas vão para se educarem espiritualmente. Mas não é somente a educação que vai ser espiritual nas igrejas e deve também existir educação espiritual dentro de cada indivíduo e nas suas famílias. Se não existir isso, não existe harmonia e as pessoas não vão conseguir ser feliz.

E eu penso e acredito que o que mais o ser humano busca, é a felicidade. Não existe nada que o ser humano busque mais do que a felicidade. Quem não quer ser feliz deve ter algum distúrbio. Deve ter algum problema comportamental. A felicidade, ela repousa aonde existe paz, aonde existe harmonia, aonde existe estabilidade social, leis justas. A paz assim, ela reina. A disciplina é fundamental para a vida das pessoas. Sem disciplina, ninguém vai a lugar nenhum, nem faz nada. O próprio criador, o eterno, ele teve disciplina ao criar o universo. E o exemplo disso é nosso sistema planetário. Não precisa ir muito longe não. O exemplo disso é o desabrochar de uma rosa, flor, de uma vagem de feijão, de uma espiga de milho, como vimos com tanta simplicidade no interior do Estado.

A própria natureza deveria ser o laboratório do ser humano para se evoluir espiritualmente. Mas as pessoas estão pouco se preocupando com o fator espiritual. As pessoas querem viver num mundo horizontalizado, a maioria das pessoas, não são todas, a maioria quer viver num mundo horizontalizado e esquecem que existe algo que é a verticalidade. Mas cada um sabe de si e Deus sabe de todos.

* Professor de Ensino Religioso, fotógrafo e escritor.

 

Ele1 - Criar site de notícias