Sábado, 17 de Abril de 2021 23:11 84 98733 4107
Tecnologia Habilidades

Desenvolver as habilidades socioemocionais desde a infância nunca foi tão importante

Essas habilidades se desdobram em atitudes, valores e comportamentos que podem ser aprendidos e experimentados na relação com o outro e com o espaço, na escola, na comunidade a que pertencemos e em nossas famílias

14/03/2021 16h50
31
Por: Adrovando Claro Fonte: Thais Ribeiro
Desenvolver as habilidades socioemocionais desde a infância nunca foi tão importante

*Por Mariana Godoi de Lima

Cuidar emocionalmente dos nossos alunos faz toda a diferença: seja para o futuro deles, seja para a sua aprendizagem. A prova disso foram as grandes modificações que vivemos durante o ano de 2020, o que incluiu a educação e seu processo de ensino-aprendizagem desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

O isolamento social fez com que crianças e adolescentes precisassem lidar com os sentimentos que surgiram durante esse período, como, por exemplo, o estresse e a ansiedade. Nesse contexto, as competências sociais foram postas à prova.

Quando falo em mudanças no processo de ensino-aprendizagem, refiro-me a transformações e adaptações que o ensino vem sofrendo ao longo dos anos, mas que foram potencializadas durante a pandemia. Educar uma criança nunca foi uma tarefa fácil. Conforme crescem, apresentam novas demandas e, em todas as fases, se deparam com adversidades e descobertas exigindo que professores, pais e responsáveis se reinventem também a todo momento. Sabemos que o mundo escolar está muito focado nas habilidades cognitivas e em componentes curriculares tais como Português, Matemática, História e Geografia, entretanto precisamos ressaltar também a importância das habilidades socioemocionais que, inclusive, completam as cognitivas e vêm ganhando cada vez mais espaço nas discussões educacionais.

Essas habilidades se desdobram em atitudes, valores e comportamentos que podem ser aprendidos e experimentados na relação com o outro e com o espaço, na escola, na comunidade a que pertencemos e em nossas famílias. As habilidades socioemocionais preparam os alunos para enfrentar os desafios da vida, por meio de um olhar mais empático e do autoconhecimento. Assim, o ato de se autoconhecer torna-se de extrema importância, pois, a partir dele, é mais fácil reconhecer o outro.

Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser. Ou seja, são parte da formação integral e do desenvolvimento do ser humano. São habilidades que podemos aprender, praticar e ensinar.

Mariana Godoi de Lima, analista de Projetos na Tecnologia Educacional.

Mariana Godoi de Lima é formada em Pedagogia pela Universidade Positivo e Especialista em Coaching Educacional pelo Instituto Alleanza Brasil. Atuou como coordenadora pedagógica em escolas de Educação Fundamental e Ensino Médio e desde 2013 trabalha na área de Tecnologia Educacional, elaborando propostas pedagógicas de material tecnológico, realizando formação de equipes pedagógicas e à frente na elaboração de novos projetos. Atualmente lidera dois produtos na Tecnologia Educacional (Oficina do Livro e Educacional Sala de Aula).

Sobre a unidade de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia

A área de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia desenvolve e distribui soluções inovadoras que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. Fazem parte de seu portfólio o Schood, a pulseira inteligente que oferece mais segurança à escola e facilita a gestão, as Mesas Educacionais, que auxiliam na alfabetização e no letramento e têm patente depositada em vários países; o Inventura, um programa completo de Educação 4.0 que está revolucionando a forma de ensinar e aprender a programação no Brasil e em dezenas de países; o Aprimora, um ecossistema adaptativo de aprendizagem, e o Pense Matemática, que ensina a matemática de uma forma divertida. Além dessas soluções, a Tecnologia Educacional é parceira autorizada para a distribuição da LEGO® Education no Brasil e distribuidor máster do micro:bit na América Latina. Assim como as marcas Anker, Boreo, Positivo, Positivo BGH, Quantum, VAIO e 2A.M, a área de Tecnologia Educacional conta com investimento e suporte da Positivo Tecnologia. 

Ele1 - Criar site de notícias