Sábado, 17 de Abril de 2021 23:33 84 98733 4107
Entretenimento Livros

MOSTRA LITERÁRIA DE SALVADOR REALIZA CHAMADA PÚBLICA PARA LANÇAMENTO DE LIVROS EM SUA TERCEIRA EDIÇÃO

Chamada Pública da Mostra Literária de Salvador está com inscrições abertas

15/03/2021 10h54
54
Por: Adrovando Claro Fonte: Ana Geisa Lima
MOSTRA LITERÁRIA DE SALVADOR REALIZA CHAMADA PÚBLICA PARA LANÇAMENTO DE LIVROS EM SUA TERCEIRA EDIÇÃO

Como forma de incentivar a leitura e fomentar a conexão entre pessoas no cenário da literatura baiana, a Mostra Literária de Salvador realiza uma Chamada Pública, com inscrições abertas e gratuitas de 15 de março a 04 de abril de 2021, oportunizando novos autores baianos a apresentarem suas obras em sua terceira edição, que ocorrerá de 23 a 25 de abril de 2021, de forma 100% ao vivo e online.

Na convocatória, serão selecionados 10 autores, com publicações produzidas entre junho de 2020 e março de 2021. Para participar, o interessado deverá ser baiano ou naturalizado no Estado da Bahia, preencher o formulário de inscrição na data de 15 de março a 04 de abril, disponível exclusivamente no site do evento www.mostraliterariassa.com.br. A Chamada Pública não caracteriza premiação, mas cria um espaço dentro do evento que permite a divulgação da obra do (a) autor (a) selecionado (a).

Seleção

A seleção acontecerá até o dia 09 de abril e o resultado final poderá ser conferido no dia 10 de abril de 2021, no site e redes sociais da Mostra Literária de Salvador. 

Durante o processo seletivo, serão adotados critérios como a primeira publicação da autora/autor/autore, originalidade e ineditismo de cada exemplar. Serão aceitos livros de poesias, prosa, teatro, tanto livros físicos quanto e-book, nos mais diversos formatos, a exemplo de fanzine, quadrinhos, entre outros. O autor poderá se inscrever mais de uma vez com obras diferentes, mas terá apenas um exemplar selecionado e receberá um e-mail com a confirmação do envio do cadastro.

Curadoria

Em uma curadoria compartilhada, Lorena Ribeiro é um dos nomes à frente desta edição da Mostra Literária de Salvador deste ano. Soteropolitana, ela é doutoranda em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e idealizadora do projeto Passos entre Linhas. Nele tem como foco a divulgação de autores brasileiros, principalmente autoras negras, além de apresentar espaços culturais na Bahia e tem publicado o livro infantil “O divertido glossário da Jana” (2020), além de ter contos publicados em antologias como a “Escritas Femininas em Primeira Pessoa”.

“Para mim, é muito importante estar curando a terceira edição da Mostra Literária de Salvador. Eu conheci o evento em sua primeira edição, participando como convidada de uma das mesas, e fui co-organizadora na edição de 2020. Estar como curadora agora é uma grande responsabilidade e é também gratificante”, pontua.

Outra curadora desta 3ª Edição da Mostra Literária de Salvador é Luciany Aparecida que reforça a importância de contribuir para o evento. “Eu entrei agora na equipe e está sendo um prazer compartilhar essa curadoria com Lorena Ribeiro. Produzimos esse edital de chamada para lançamentos de livros, pensando que a Mostra Literária de Salvador tem como objetivo, apresentar um panorama do que tem sido produzido e publicado na contemporânea literatura baiana, ao passo que também deseja inspirar aquela pessoa que ainda não lê ou escreve literatura, mas que pode vir a se apaixonar por esse universo”, diz Aparecida que é escritora, professora de literatura e escreve com assinatura de Ruth Ducaso.

Mostra Literária

A Mostra Literária de Salvador chega à 3ª Edição com o objetivo de conectar pessoas, movimentar a cena literária baiana e traz como tema “O Livro é acesso! Conexões entre Pessoas Através das Literaturas", trazendo pelo terceiro ano consecutivo lançamento de livros, oficinas, contação de histórias, mesas redondas, debates e discussões acerca do livro e da literatura on e offline. 

Sua realização fica por conta da Relações Públicas, Rebeca Lisboa que destaca a força da Mostra no campo da leitura. "A Mostra Literária conecta pessoas. Pessoas diferentes e que, possivelmente, não estariam juntas neste espaço discutindo literatura por olhares e experiências tão diversas. Nesta 3ª edição, o evento trata disso: Conexões entre pessoas através das Literaturas. Com felicidade aprendemos, crescemos e atraímos cada vez mais pessoas para construir juntas este projeto de transformar através do livro, leitura e literatura”, afirma.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO

O quê: Chamada Pública – Lançamento de Livros na Mostra Literária de Salvador - Ano III

Quando: 15 de março a 04 de abril de 2021

Resultado dos Selecionados: 10 de abril de 2021

Onde Participarão: Na 3ª Edição da Mostra Literária de Salvador, entre os dias 23 e 25 de abril

Quanto: Gratuito

Inscrições: Através do site: www.mostraliterariassa.com.br  

Classificação: Livre

Informações e dúvidas: Através do e-mail: [email protected]

Até a data de 03 de abril de 2021.

Ele1 - Criar site de notícias