Sexta, 07 de Maio de 2021 12:10 84 98733 4107
Educação Projeto

Programa Clorofila promove atividades virtuais para incentivar mudança de hábito na pandemia

Desafios da "Eco Gincana Clorofila" vão de pesquisas às práticas sustentáveis em alimentação, separação de lixo, consumo consciente e solidariedade. Em Bertioga (SP), atividades engajam alunos e familiares dentro de casa

17/04/2021 11h04
24
Por: Adrovando Claro Fonte: Ágata Marcelo
Programa Clorofila promove atividades virtuais para incentivar mudança de hábito na pandemia

Horta em casa, receitas saudáveis, atividades de artesanato e voltadas a melhorar o relacionamento e aperfeiçoar a empatia durante a pandemia são alguns dos desafios online criados pelo Programa Clorofila de Educação Ambiental. "Estamos jogando luz sobre a importância de promover o hábito de pesquisar e inserir as práticas sustentáveis no dia a dia dos pequenos. Aliamo-nos às escolas da região para adaptar a rotina do ano letivo para dentro da casa dos estudantes", destaca Beatriz Almeida, diretora-adjunta de Marketing da Sobloco, empresa responsável pelo programa.

O Clorofila, realizado em Bertioga (SP) há quase 30 anos, desenvolveu a Eco Gincana junto com as escolas da rede pública e particular da cidade, visando promover a educação ambiental dentro dos lares dos alunos. Levando em conta as restrições da pandemia, todas as atividades da gincana foram pensadas para permitir a prática de atividades dentro de casa, de maneira educativa e, ao mesmo tempo, divertida. São vários tipos de desafios, dentre eles: monitore o consumo de água em casa, separe o lixo, plante no pote, cozinhe saudável, troque ou doe e outras.

A proposta surgiu da reflexão de como os educadores poderiam manter o engajamento dos alunos e as escolas parceiras durante o distanciamento social. "Migrar para o ambiente virtual foi a saída encontrada", explica a educadora ambiental da Sobloco e coordenadora do Programa Clorofila, Cristina Peres. "As escolas parceiras continuam vinculadas aos conceitos e às práticas, por meio de atividades online de fácil acesso. Isso fortalece a troca entre alunos e professores", completa.

Como participar

O Programa propõe a cada semana um desfio diferente. Cada professor ou coordenador pedagógico que quiser aderir à Eco Gincana repassa para uma classe de alunos o desafio da semana e recebe deles o material que comprove o cumprimento da tarefa, em forma de fotos, vídeos ou relatos, dependendo do caso. Ao final de um mês, os educadores repassarão os materiais dos alunos ao Programa Clorofila. Se é aluno, pergunte da Eco Gincana para o seu professor.

Rosana Parada, coordenadora pedagógica e chefe da Divisão de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Educação de Bertioga, adorou a proposta. "A Eco Gincana é um excelente material, com temas relevantes, apresentado de maneira lúdica, com desafios a cumprir. O segundo deles, por exemplo, é superinteressante, pois foca o "lixo que não é lixo", incentivando as trocas do que não precisamos mais, a higienização das embalagens e, por fim, uma produção textual. E, por ser um game, no qual os alunos precisam passar de fase, torna o recurso pedagógico de fácil acesso e compreensão. Estimula a construção do conhecimento e possibilita ao professor um acompanhamento da aprendizagem dos alunos".

Sobre o Clorofila

O Clorofila destaca-se pela diversidade das frentes de trabalho, que compreendem a produção e manejo de hortas nas escolas, culinária saudável, cursos para jovens, plantios, oficinas de reciclagem, Prêmio Atitude Ambiental e outras iniciativas. A proposta é de que o professor seja o grande agente disseminador de novos conceitos de sustentabilidade para o público que o programa espera formar. Atualmente, 577 professores e diretores, de 24 escolas, dentre estaduais, municipais e privadas, participam do Programa Clorofila, envolvendo mais de 12 mil crianças e jovens.

Desafio da primeira semana: https://www.flipsnack.com/sobloco/eco-gincana-desafio-1-web/full-view.html

Desafio da segunda semana: https://www.flipsnack.com/sobloco/eco-gincana-2021_n-2_lixo_b/full-view.html

 

 

Ele1 - Criar site de notícias