Sexta, 07 de Maio de 2021 13:19 84 98733 4107
Educação Apoio

Professores ganham projeto que dá apoio psicológico gratuito

Segunda edição do Apoio Emocional foca em como lidar com lutos e traumas da pandemia

17/04/2021 11h20
55
Por: Adrovando Claro Fonte: Verônica Bittencourt Scisinio
Professores ganham projeto que dá apoio psicológico gratuito

O Quero na Escola e a Fundação SM relançam o projeto Apoio Emocional, que busca profissionais de saúde mental para atendimento gratuito a educadores de escolas públicas em todo Brasil. A primeira edição atendeu 2 mil professores em 2020. Nesta segunda edição o foco será nos traumas causados pelo prolongamento da pandemia e em como lidar com os próprios lutos e os dos estudantes.

Neste segundo ano da epidemia de Covid-19 no Brasil, as professoras e professores seguem enfrentando incertezas, improvisos, medos e um número crescente de lutos. Com os prédios fechados, a maioria usou equipamentos próprios para tentar manter conexão com os estudantes. Em vez da sala cheia de alunos, veem uma tela com algumas iniciais das crianças e adolescentes e muitas ausências de todos os tipos.

Para ajudá-los a lidar com suas angústias e orientá-los na acolhida aos estudantes, o projeto Apoio Emocional oferece aos professores podem as opções de escuta individual, rodas de conversa entre colegas ou com seus alunos e formação sobre como lidar com determinados problemas psicológicos. Todos os atendimentos serão virtuais, organizados pela equipe do Quero na Escola e com uso das plataformas que os profissionais voluntários e professores preferirem.

"Temos muito orgulho em apoiar um projeto que se mostrou tão necessário no ano passado, mobilizando tantos psicólogos e terapeutas, atingindo a tantos professores. Este ano, com o desafio de reabertura presencial das escolas em plena pandemia, acreditamos que a escuta de suas angústias e o acolhimento são fundamentais para dar o suporte emocional que os educadores necessitam", afirma Mariana Franco, gerente da Fundação SM.

Para se cadastrar, tanto os educadores como os voluntários devem acessar: queronaescola.com.br/apoioemocional

Sobre a Fundação SM

Criada em 1977, com o intuito de devolver à sociedade os benefícios gerados pela SM Educação, a Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral dos indivíduos por meio da Educação. Nesse sentido, trabalha para fortalecer a educação pública, de forma colaborativa com os governos municipais, estaduais e federal, organismos internacionais, organizações da sociedade civil, institutos e fundações.

Sobre o Quero na Escola

Projeto que usa a tecnologia para ouvir as demandas dos estudantes por aprendizados, além do currículo obrigatório. O Quero na Escola é uma associação sem fins lucrativos que conecta voluntários para atender às solicitações dentro das próprias escolas públicas.

 

 

 

Ele1 - Criar site de notícias