Sexta, 07 de Maio de 2021 14:14 84 98733 4107
Educação Ensino

SENAI-SP responde: como estudar e aprender a distância?

Orientações vão desde organização do espaço e tempo de estudo ao desenvolvimento de novas habilidades

22/04/2021 10h56
13
Por: Adrovando Claro Fonte: Ana Stella Guisso
SENAI-SP responde: como estudar e aprender a distância?

No último ano, um dos desafios de milhões de estudantes brasileiros tem sido estudar e aprender a distância, uma vez que a pandemia forçou diversas instituições de ensino a migrar seus conteúdos para o ensino remoto. No SENAI-SP, vários cursos já eram ofertados na modalidade semipresencial ou remoto e, por já estar inserido na cultura da educação online, foi possível apoiar com mais tranquilidade esse processo de transição em mais de 300 turmas presenciais.

Há profissionais especializados em tecnologias educacionais que auxiliam diariamente as escolas e os alunos. Conversamos com eles e separamos dicas para responder à recorrente pergunta da pandemia: como estudar e aprender a distância?

Habilidades

É preciso que o aluno tenha em mente algumas habilidades a serem desenvolvidas: proatividade, consciência, automotivação, disciplina, autonomia e organização. A proatividade é importante porque no ensino remoto não há como ficar esperando alguém mandar você agir - esse alguém é você mesmo; já a consciência é importante justamente para que o aluno perceba este novo papel que lhe cabe, uma vez que as responsabilidades são diferentes das do no ensino presencial. Logo, é preciso desenvolver também a automotivação para manter o foco nos objetivos e se estimular a cumpri-los.

Uma das habilidades que também deve ser desenvolvida para passar pelo processo descrito acima é a disciplina. Ou seja, como organizar o tempo de aprendizagem e cumprir isso de fato tendo autonomia, isto é, capacidade de gerenciar e acompanhar o próprio desempenho. E, por fim, para isso acontecer, é preciso desenvolver a organização: de tempo, espaço de estudo, foco e etapas de atividades a serem cumpridas.

No fim, tais habilidades são desenvolvidas em uma sucessiva cadeia de necessidades e desejos criada pelo próprio aluno para sua aprendizagem.

Local de Estudo

É importante escolher um espaço em que o aluno se sinta confortável para estudar e tenha privacidade. Se isso não for possível, vale negociar com os demais membros da família horários que não haja interrupções ou barulhos, por exemplo. A luz do ambiente também é primordial: não pode ser nem de mais, nem de menos. A ausência ou excesso de luminosidade levam ao maior esforço e podem cansar e até mesmo prejudicar a visão. A ventilação do ambiente também é importante para manter a concentração e não causar desconforto.

Na mesa de estudos, é importante que não se acumule objetos e que haja somente o material necessário - como computador, livros e cadernos, pois o excesso pode atrapalhar a concentração e tranquilidade. Outra dica é estabelecer horários para verificar as mensagens no celular ou redes sociais e evitar fazê-lo a todo instante. Além da interferência durante o tempo de estudo, o acúmulo de informações sobrecarrega a cognição. Ou seja, o aluno vai acumular um excesso de imagens, textos e leituras, e prejudicar a assimilação de conteúdos que precisava de fato absorver.

Tempo de estudo

É preciso que o aluno faça um cronograma inicial determinando uma quantidade mínima de horas de estudo por dia, preferencialmente em um horário (ou pelo menos período) fixo. A sugestão inicial é de 1 a 2 horas de estudo por dia, variando de acordo com a carga total do curso. O importante é tentar seguir à risca esse cronograma. Dentro dessas horas de estudo, é recomendável fazer pequenos intervalos - entre 5 e 15 minutos - para relaxar, alongar e descansar um pouco. Essa atitude também melhora a concentração.

No gerenciamento do tempo, é importante que o aluno não fique com pendências ou acumulando atividades; se isso acontecer, vale correr atrás do prejuízo rapidamente. É preciso atenção também com todas as ferramentas de comunicação disponíveis nas aulas - mensagens diretas, fóruns de dúvidas, e-mails; a utilização delas é muito importante! Tirar dúvidas, assim que elas aparecem, é fundamental para o bom andamento e aproveitamento do tempo. Durante os estudos, também ajuda muito fazer esquemas, sínteses e procurar os pontos principais dos livros didáticos e destacá-los. Assim, otimiza-se o tempo de estudo e consulta daquele conteúdo nas próximas vezes, além de ajudar a cognição de tal matéria.

Para colocar em prática essas dicas, acesse o site sp.senai.br e confira os cursos disponíveis!

Sobre o SENAI-SP

O SENAI-SP tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável do País, elevando a competitividade da indústria, por meio da educação profissional, da inovação e tecnologia. Para isso, conta com 92 unidades de formação profissional distribuídas em todo o Estado, 78 escolas móveis, além de estratégias de educação on-line e híbrida.

Na vertente de serviços tecnológicos, atua com soluções integradas e customizadas às indústrias, por meio dos Institutos de Tecnologia e Inovação, que contam com plataformas compostas por laboratórios, pesquisadores e profissionais com alto nível de formação para entregar estratégias avançadas aos desafios das empresas.

 

Ele1 - Criar site de notícias