Segunda, 21 de Junho de 2021 00:11 84 98733 4107
Política Semana

Governo do RN abre Semana do Meio Ambiente 2021

Programação é realizada de híbrida, online e presencial no Parque das Dunas, e segue até o próximo sábado (5)

02/06/2021 14h35
22
Por: Adrovando Claro Fonte: ASCOM - RN
Foto: Elisa Elsie
Foto: Elisa Elsie

Com o tema “Restaurar para Viver”, a Semana do Meio Ambiente 2021 (SEMA) foi aberta em solenidade com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e o vice-governador, Antenor Roberto. O evento, que segue até o sábado (5), foi veiculado pelo canal do Governo no Youtube. A transmissão começou com apresentação de cordel do poeta Wagner Cortez, acompanhado por Bia Cortez, direto de Carnaúba dos Dantas.

A realização é das instituições que compõem o sistema ambiental e hídrico do Governo do Rio Grande do Norte. Fátima Bezerra parabenizou a iniciativa ressaltando a importância de promover e estimular o desenvolvimento econômico, sem perder de vista o respeito às leis de proteção.

Fátima Bezerra citou a desburocratização e acesso online a licenças ambientais, com sistema agora 100% digital. “Avançar no licenciamento ambiental é promover o desenvolvimento econômico e social. Quando vejo o Idema [Instituto de Defesa do Meio Ambiente em Natal] investir em tecnologias e no licenciamento eletrônico, eu bato palmas. Isso é desenvolvimento sustentável.”

A chefe do Executivo estadual listou obras que visam restaurar os ecossistemas e valorizar os recursos naturais do Rio Grande do Norte, como a recuperação de nascentes do Potengi; o reflorestamento das áreas degradadas próximo ao Rio Pitimbu, por meio do Programa Plantadores de Águas; e a emissão das licenças ambientais de Oiticica. “Que possamos atuar juntos para avançarmos ainda mais. A defesa do meio ambiente é a base de tudo”, disse a governadora.

“O homem vem entendendo, cada vez mais, que não adianta discutir sobre tudo à nossa volta, sem pensar na finitude dos recursos naturais, na qualidade de vida, no equilíbrio e recuperação dos ambientes. Estamos ampliando o leque de discussões, trazendo uma diversidade de temas para a Programação. O conceito é muito oportuno, pois ‘Restaurar para Viver’ é dar chance à Natureza de sobreviver. Vale ressaltar que o RN continua fazendo um trabalho belíssimo de atuação, bem como os demais estados do Nordeste, com uma gestão e posicionamento forte com os compromissos que temos com a sociedade e com o meio ambiente”, acrescentou a governadora Fátima Bezerra.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, explicou que o tema foi escolhido em consonância com a campanha da ONU para a década 2021-2030 que visa a restauração de ecossistemas. “A restauração faz parte da política do seu governo, fomentando políticas públicas ambientais, elaborando minutas de projetos de lei e política de resíduos sólidos, além da recuperação das nascentes dos rios. Vamos também reativar o convênio para implantação de aterros sanitários no Alto Oeste e Seridó”, destacou. 

Diretor-geral do Idema, Leon Aguiar explicou que a programação amplia em uma semana a alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, quando se encerrará o evento. “Temos uma série de desafios nesse contexto em que o país vem perdendo credibilidade internacional na questão ambiental. Mas o RN tem se diferenciado. Estamos com uma programação online, inclusive com cursos sobre licenciamento, respeitando comunidades tradicionais, pautado na técnica e na ciência, e ainda atividades lúdicas no Parque das Dunas, com limitações de público”, detalhou Aguiar, que também compartilhou ações realizadas na gestão, como o combate à criminalidade relacionada ao meio ambiente e gerenciamento costeiro.

O secretário de Gestão Metas e Projetos, deputado federal Fernando Mineiro, destacou a parceria entre Idema e Governo Cidadão, com licenciamento de obras como queijeiras, escolas e hospitais: “o termo de cooperação tem trazido resultados interessantes e tem servido de modelo para outros estados.”  

O diretor presidente da Caern, Roberto Sérgio Linhares, destacou a atuação da Companhia, sob a liderança do Governo do Estado, em três dimensões: “Na dimensão econômica, nos tornamos uma empresa viável, restaurada, que gera lucros. E não dá pra pensar numa situação econômica favorável sem pensar no impacto social desse crescimento econômico, sem pensar nos danos e impactos que isso pode provocar ao meio ambiente. Por isso, a governadora ordenou que se isentasse a cobrança de água, de março a junho, das faixas de renda social e dos bares e restaurantes, que foram muito impactados devido à pandemia, gerando assim um impacto social significativo”, informou.

Na dimensão ambiental, Linhares destacou que nunca houve tanta outorga emitida para obras que vão gerar impactos ambientais positivos para a sociedade. “Só nos últimos meses foram emitidos os licenciamentos ambientais para obras de esgotamento sanitário em Areia Branca, Parelhas e Caicó. Muitos desses sistemas estavam desde 2013 parados por falta de licenciamento ambiental. E isso tem tudo a ver com restaurar. Estamos investindo R$15 milhões na contratação de empresas para restaurar nossas estações de tratamento, fazendo o assoreamento dessas estruturas”, divulgou o representante da Caern.

Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra lembrou que a gestão anterior enfatizava o saneamento de toda a capital, mas que isso não aconteceu. A estação da Zona Norte estava com 45% concluída e agora, 95%. Já Guararapes, não tinha iniciado ainda sua estação, que tem mais de 30% feita hoje. 

Também participou da solenidade o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Auricélio Costa, que informou sobre os reservatórios de água do RN. De acordo com o gestor, o estado tem hoje 50% da reserva hídrica nos 48 reservatórios. O Armando Ribeiro está com 60%.

SEMA 2021

Da programação da SEMA 2021, a governadora destacou o lançamento do Projeto RN+Limpo, uma Campanha de Logística Reversa e Instalação de Pontos de Coleta de Resíduos Eletrônicos, por meio de acordo entre Idema, Caern, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Circular Brain e Natal Reciclagem. A solenidade será no Parque das Dunas, às 10h do sábado.

O Projeto RN + Limpo visa engajar entidades públicas, privadas e consumidores finais no desenvolvimento de ações conjuntas com o objetivo de promover o correto descarte de resíduos eletroeletrônicos no Rio Grande do Norte, através da educação ambiental. Serão instalados 25 coletores distribuídos pela cidade e região metropolitana. Cajueiro de Pirangi, sede do Idema e Parque das Dunas serão pontos de coleta.

A programação da SEMA 2021 é híbrida, de forma online e presencial no Parque das Dunas, e ocorre até o próximo sábado (5). São mais de 50 atividades, temas importantes que serão abordados, como falésias, bacias hidrográficas, energia eólica, educação ambiental. Além disso, serão realizados também cursos de licenciamento, educação ambiental, lives sobre Conservação da Natureza, entre outros. “Temos o dever de cuidar dos ecossistemas marinhos, Manguezal, Mata Atlântica, Caatinga e o compromisso da gestão é apresentar as ações e gerar o debate ao longo da Semana, em torno das mais diversas temáticas que envolvem a Década da Recuperação dos Ecossistemas, preconizada pela ONU”, destacou o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente: http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/idema/DOC/DOC000000000258759.PDF

 

 

Ele1 - Criar site de notícias