Segunda, 26 de Julho de 2021 19:56 84 98733 4107
Saúde Dores

A importância do Colágeno tipo II na prevenção de dores articulares durante o inverno

O desgaste das articulações, conhecido como artrose, gera mais desconforto com as temperaturas baixas; chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese destaca que a suplementação é indicada na prevenção e combate à doença

17/07/2021 15h54
29
Por: Adrovando Claro Fonte: Italo Hingst Genovesi
A importância do Colágeno tipo II na prevenção de dores articulares durante o inverno

O desgaste natural sofrido pelo corpo humano tem impacto direto na forma de como ele foi preservado, ao longo dos anos. O biotipo também é responsável por esse desgaste, mas pode variar entre as pessoas dependendo de alguns fatores, principalmente genéticos. O fato é que as articulações são afetadas por esse desgaste, causando dores que conhecemos como artrose e que, nos dias mais frios, são intensificadas por conta da contração da musculatura e redução dos movimentos, gerando maior desconforto nas articulações.

"O colágeno tipo 2 desempenha importante função no mecanismo de defesa do organismo e ajuda a evitar a degradação do colágeno natural presente nas articulações e cartilagens do corpo. Na literatura médica existem também alegações relacionadas ao ganho de massa magra’, explica o Dr. Daniel Magnoni, chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo. "O colágeno tipo II é uma das grandes inovações da ciência nutricional", afirma.

O processo de envelhecimento, juntamente com hábitos de vida relacionados à falta de exercícios físicos e alimentação inadequada, contribuem com a aceleração e degradação do colágeno no corpo. Para o Dr. Magnoni, a suplementação com colágeno tipo 2 e outras proteínas pode ser indicada a partir dos 30 anos para suprir o desgaste causado pelo envelhecimento, principalmente para as pessoas que exigem muito das articulações.

"O colágeno tipo 2 é o componente maioritário presente nas cartilagens e confere benefícios diretos relacionados a melhora funcional das articulações, além da melhora da aparência da pele e aumento da massa muscular. Atualmente há inúmeras opções para suprir sua carência. Além de cápsulas, pós ou comprimidos, está disponível no mercado uma nova geração de suplementos em gomas, mais práticas e saborosas, que suprem as necessidades diárias. Mas, é imprescindível sempre buscar orientação médica para uma avaliação antes de tomar qualquer atitude", acrescenta Dr. Magnoni.

Colágeno tipo II - Auxilia na proteção das articulações, principalmente os joelhos, além de promover uma melhora significativa nos sintomas de osteoartrite e osteoporose. Para estes casos, a suplementação do colágeno tipo II é indicada. (1) É importante buscar produtos com referências, certificações ou selos de qualidade como, por exemplo, o selo B2cool, que garante a origem e atributos do produto.

Referências

(1) Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática; Elisângela Porfírio, Gustavo Bernardes Fanaro

 

Ele1 - Criar site de notícias