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Com projeções pela cidade, celebridades e formadores de opinião, Liv Up inicia movimento que questiona comida artificial e ultraprocessada

A foodtech, junto com o ex-BBB João Pedrosa, o chef César Costa e as influenciadoras digitais Luisa Motta e Julianne Dias, foi às ruas com uma ação de guerrilha para repensar o modelo do sistema de alimentação atual

04/08/2021 18h34
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Por: Adrovando Claro Fonte: Gabriel Loron
 Com projeções pela cidade, celebridades e formadores de opinião, Liv Up inicia movimento que questiona comida artificial e ultraprocessada

No último mês, a conversa sobre a qualidade da alimentação tem ganhado destaque em diversos estudos e notícias. O que está em pauta é a composição dos alimentos e falta de transparência da indústria alimentar com o consumidor. O movimento tem levado as pessoas a refletirem sobre o tema e sobre o futuro da alimentação no Brasil e no mundo.

Para impulsionar ainda mais essa onda, a foodtech Liv Up, que nasceu com o propósito de conectar as pessoas com a comida boa de verdade e com objetivo de construir um sistema alimentar mais inteligente e eficiente, resolveu ir para as ruas questionar o modelo convencional e convidar toda a indústria de alimentos artificiais e ultraprocessados a repensar como tem atuado para mudar isso.

A ação de guerrilha, com projeções realizadas pelo coletivo "Projetemos", pela cidade, e o engajamento de formadores de opinião que levantaram placas em pontos de grande circulação de pessoas, como o ex-BBB João Pedrosa, o chef César Costa (Corrutela), a influenciadora digital Luisa Motta e também a professora de yoga Julianne Dias, e continham frases como "Lugar de comida artificial é em loja de decoração e não no supermercado" e questionamentos sobre quão acessíveis os orgânicos são para o público geral com a reflexão: "O orgânico é caro ou você anda comprando no mercado errado?"

As frases chamam atenção para alguns pontos críticos de um sistema de cadeia longa que onera o consumidor e aumenta o desperdício - cerca de 30% de toda comida produzida é desperdiçada, enquanto a Liv Up desperdiça apenas 2% dos alimentos que passam por sua cadeia. E a transparência da indústria que por anos priorizou alimentos pobres nutricionalmente para otimizar produtividade, o que é prejudicial para a saúde e bem-estar das pessoas. As frases também estiveram em placas de protesto levantadas por algumas personalidades, que se engajaram na causa, em diferentes pontos da cidade, reforçando que este é um movimento de todos.

O engajamento de pessoas importantes do setor e conhecidas por sua sólida atuação, como o do chef, empresário e consultor em sustentabilidade César Costa (Corrutela), dão o tom de causa e reforçam que esta é uma reflexão necessária para todo o sistema. Já as projeções, uma ação de guerrilha em parceria com o coletivo @projetemos, conhecido por levar manifestações importantes em forma de projeção por todo o Brasil, deram o tom de uma manifestação coletiva e um convite para a reflexão e mudança de todos. A ação é um convite para que diferentes elos do setor de alimentos no Brasil adira a um modelo mais sustentável, com menos desperdício e mais impacto positivo no individual e no coletivo.

"Para promover a mudança e criar um novo sistema mais eficiente e inteligente no setor de alimentação, é importante refletir sobre o que existe hoje, incentivar novos modelos, questionar o que já não funciona mais e abrir espaço para o novo. A foodtech tem inovado e disruptado a indústria de alimentação, comprovando que é possível fazer diferente e gerar valor para todos. A Liv Up acredita que é a partir de um propósito genuíno e de uma ação consistente que tem conquistado mais espaço no mercado brasileiro, mas que ainda há muito para fazer e espaço para todos os players, juntos, construam esse novo sistema", comenta Pedro Martins, Head de Inovação e sustentabilidade da Liv Up.

Sobre a Liv Up

A Liv Up é uma foodtech brasileira de alimentação saudável presente em mais de 50 cidades de todo Brasil. Há 5 anos no mercado, a empresa possui atualmente mais de 600 funcionários e uma área produtiva de 10 mil metros quadrados. A base de sua produção é orgânica e familiar e conta hoje com cerca de 40 produtores parceiros, de quem a empresa compra mais de 100 toneladas de orgânicos todos os meses. A empresa oferece um mercado online com ingredientes direto do campo para quem quer cozinhar ou incrementar a comida do dia a dia, refeições ultracongeladas para quem quer comida pronta em poucos minutos e delivery de saladas e pizzas para consumo imediato, entregando praticidade, sabor, saudabilidade e sustentabilidade ao mesmo tempo, para os diferentes momentos de consumo.

Os reconhecimentos confirmam o momento da empresa. Em 2021, foi destaque no Guia Melhores do ESG da Exame, na categoria Alimentos e Bebidas. No ano anterior já havia sido mencionada pelo mesmo veículo como uma das 100 marcas mais lembradas pelo brasileiro durante a pandemia. Foi também apontada pelo Google como uma das marcas mais buscadas durante a pandemia e a Época Negócios elegeu a empresa como uma das 100 startups brasileiras mais promissoras. Outros prêmios que representam o espírito da empresa são o de 1o lugar em experiência ao cliente, promovido pela plataforma Zendesk e o selo de uma das empresas mais humanizadas do país, pela empresa que leva o mesmo nome.

 

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