Sexta, 17 de Setembro de 2021 21:07 84 98733 4107
Tecnologia Retorno

Aplicativos e plataformas que podem ajudar escolas e professores no plano de ensino junto ao retorno das aulas presenciais

Separamos 7 aplicativos e plataformas que podem ajudar escolas e professores nesse retorno das aulas presenciais e potencializar os estudos de uma forma diferente, efetiva e atrativa.

12/08/2021 19h11
35
Por: Adrovando Claro Fonte: Karine Coutinho
Aplicativos e plataformas que podem ajudar escolas e professores no plano de ensino junto ao retorno das aulas presenciais

Com o retorno das aulas presenciais nas últimas semanas, muitas escolas e professores tiveram que reajustar os seus cronogramas de ensino, e se adaptarem com novas estratégias de aprendizagem, em decorrência da defasagem causada pelas adversidades da pandemia.

Ainda no último ano, a maioria dos diretores das escolas brasileiras avaliaram que os professores não estavam preparados para o retorno das aulas presenciais, por diversos motivos, como a defasagem do ensino e os danos emocionais aos alunos, e até mesmo, aos profissionais, de acordo com a matéria da Folha de São Paulo. Diante disso, quais outros métodos podem apoiar escolas e educadores nesse retorno?

Pensando nisso, separamos 7 aplicativos e plataformas que podem ajudar escolas e professores nesse retorno das aulas presenciais e potencializar os estudos de uma forma diferente, efetiva e atrativa. Veja abaixo:

Para matemática: Smartick

A Smartick é um método de aprendizagem de matemática para crianças de 4 a 14 anos, que chega ao Brasil como método extracurricular no ensino da temática em apenas 15 minutos diários, sem a necessidade de supervisão de pais e responsáveis. O programa incorpora a inteligência artificial que, a fim de desenvolver a aprendizagem de forma individual, cria sessões personalizadas que são adaptadas às habilidades matemáticas e ritmo de aprendizagem de cada aluno.

A plataforma gera exercícios em tempo real, fornecendo feedbacks instantâneos, correções e tutoriais interativos. Além disso, por meio de sua adaptabilidade, torna-se inclusiva e eficiente para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Síndrome de Down, Asperger, dislexia, autismo e superdotação. Vale ressaltar que o método não oferece exercícios pré-estabelecidos para os alunos, pois conta com especialistas que projetam e estruturam as atividades com abordagem científica.

A Smartick está presente em mais de 185 países e com forte atuação nos Estados Unidos, México, Peru, Colômbia, Chile, Espanha, Reino Unido e África do Sul. Traz como resultado, 93% dos alunos ao redor do mundo melhoraram a capacidade de calcular e resolver problemas, reforçando, inclusive, a compreensão de leitura, e 88% potencializaram as suas notas na matéria, em comparação às outras disciplinas na escola. O mais legal é que os pais e professores podem acompanhar o rendimento do usuário pelos relatórios de desempenho que são enviados a eles.

Para inglês: ELSA Speak

ELSA Speak é um aplicativo de ensino de inglês que tem como foco o desenvolvimento da fala, o seu objetivo é permitir que qualquer pessoa saiba falar em inglês com total confiança na sua pronúncia. Escolhida como uma das "Ideias para Mudar o Mundo" em 2020 pela Fast Company e com mais de 14 milhões de usuários pelo planeta, a plataforma une a Inteligência Artificial e a tecnologia de reconhecimento de voz para dar feedbacks em tempo real aos alunos sobre os pontos de atenção na pronúncia e nas particularidades gerais com a língua inglesa.

Em apenas um ano de operação, a plataforma tornou-se um modelo de negócios por excelência para o cenário de startups no Vietnã, e com isso, carrega a sua expertise para o território nacional. "A plataforma é a única no mercado que pode ser considerada como um coach para melhorar a fala do idioma. Com o método usado pela instituição, 27 horas de estudos equivalem a um curso de inglês avançado nos EUA. A possibilidade do aluno acompanhar o seu progresso de maneira flexível resulta em 90% dos usuários que potencializaram as suas capacidades com a língua em 3 meses de uso do app, durante apenas 10 minutos por dia" explica Gabriel Paci, Country Manager da ELSA Speak Brasil.

A plataforma também se une a empresas para qualificar os colaboradores à fluência no idioma, reduzindo os custos de treinamento em 80%, sendo incluída como um dos benefícios empresariais, e apoiando gestores a qualificarem os seus funcionários para o mercado global. Consequência disso é um vasto portfólio de clientes e parceiros globais, como Mercedes Benz, Citibank, HSBC e Bosch, por exemplo.

Para espanhol: Duolingo

Conhecido por muitos, o Duolingo é uma plataforma de aprendizagem de idiomas, e um dos aplicativos mais baixados na categoria da educação, com mais de 300 milhões de usuários brasileiros. A plataforma tem como objetivo tornar o aprendizado gratuito, divertido e acessível para todos, sem exceção. Usando métodos que se assemelham a jogos, a sua eficácia foi cientificamente comprovada em 2012, pelo estudo realizado junto a especialistas da Universidade da Cidade de Nova Iorque e da Universidade da Carolina do Sul.

Com lições gratuitas e sem pacotes premiums, a sua metodologia promove a retenção do conteúdo em longo prazo com um currículo alinhado a um padrão internacional. Presente em mais de 30 países, a plataforma oferece ferramentas grátis para professores que desejam ajudar os alunos a aprender idiomas com pelo app, dentro e fora da sala de aula.

Para português: Bussu

O Bussu é um aplicativo que ensina idiomas, assim como o português de forma rápida, por meio de planos de estudos personalizados a cada usuário, unindo a tecnologia de reconhecimento de fala e envio de feedbacks instantâneos. O usuário pode definir as suas metas diárias para aprimorar a aprendizagem de acordo com a sua realidade, e com o uso do aplicativo nas escolas, isso pode ser alinhado junto ao professor. O mais interessante é que a equipe de suporte está disponível para ajudar os usuários os 7 dias da semana pelo e-mail, formulário na web e bate-papo ao vivo, o que pode ser de grande ajuda ao aluno fora do ambiente escolar e da supervisão do profissional da educação.

Além disso, para praticar o que foi aprendido, ele permite que o aluno pratique suas habilidade de fala com nativos, uma boa estratégia para quem quer praticar o conteúdo de forma informal e ter uma boa fixação. O seu plano de ensino é automatizado para realizar lições com uma média de 10 minutos diários, e é parceiro de diversas instituições renomadas de ensino, como a IE Business School, A Universidade de Tecnologia do Texas e a Faculdade John Abbott no Canadá, por exemplo.

Para geografia: Países do Mundo

Um aplicativo para celulares com altas classificações nos sites de recomendações, que tem como foco ensinar as principais características dos países mundo afora, como as capitais, informações sobre as populações, línguas, religiões, PIBs, bandeiras, e muito mais. A plataforma é mais um modelo de tecnologia que ensina por meio de jogos e quizzes, que teste o seu nível de conhecimento geral e ainda usa áudios para ajudar o usuário no desenvolvimento correto da pronúncia de certas palavras.

Além disso, com ele, o aluno pode explorar o mapa interativo, realizar pesquisas e navegar pelo índice e possibilidades. O método exclui a presença de anúncios que podem atrapalhar o aprendizado, links para vídeos relacionados aos temas, classificação etária livre e já conta com mais de 1 milhão de downloads.

Para ciências e biologia: Virtual Cell

O aplicativo foi desenvolvido para apresentar aos alunos novos conceitos dentro da ciência e da biologia. Composto por imagens e filmes, no app o aluno pode explorar os links desenvolvidos para cada assunto de forma dinâmica e interativa. Os usuários têm o controle de escolher o melhor estilo de aprendizagem de acordo com a sua realidade, que melhor se adapta às suas necessidades. Além disso, na plataforma o aluno consegue ler textos e realizar questionários que, caso a resposta esteja incorreta, eles podem rever as informações pertinentes ao assunto, fornecidas pelo app, e assim, responder a pergunta novamente.

Para história: Presidentes do Brasil

Disponível para IOS e Android, o aplicativo foi desenvolvido para disponibilizar informações sobre a política brasileira, e toda história envolvida no contexto. Nele, o aluno consegue avaliar o seu nível de conhecimento sobre o tema estudado realizando os quizzes disponíveis e absorver novas experiências. De fácil navegação, a plataforma traz os conteúdos de forma simples e objetiva, e traz diversas recomendações de professores da matéria no uso com estudantes.

 

 

 

 

Ele1 - Criar site de notícias