Sexta, 17 de Setembro de 2021 19:52 84 98733 4107
Cidades Emergência

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em 19 cidades atingidas por desastres naturais

Municípios estão localizados na Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

27/08/2021 18h05
47
Por: Adrovando Claro Fonte: Brasil 61
Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em 19 cidades atingidas por desastres naturais

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em 19 cidades do Brasil atingidas por desastres naturais.

A falta de chuvas continua causando prejuízos no Nordeste. Na Bahia, as cidades de Abaré, Belo Campo, Boa Vista do Tupim, Dom Basílio, Ibipitanga, Ituaçu, Lafaiete Coutinho, Maetinga, Monte Santo e Presidente Jânio Quadros sofrem com a estiagem. 

No Ceará, o município de Madalena passa por estiagem, enquanto Jaguaribe sofre com a seca, que é a falta de chuvas ainda mais prolongada. 

Já no Rio Grande do Norte, os municípios de São Bento do Trairí e São Bento do Norte enfrentam a estiagem, assim como Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe.

A seca aflige ainda o município mineiro de Augusto de Lima e a estiagem causa danos em Caxambu do Sul, em Santa Catarina.

Na contramão, os municípios gaúchos de Cristal do Sul e Coronel Bicaco registraram chuva de granizo.

Com o reconhecimento federal, gestores locais podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para socorro e atendimento à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.

É o que explica o coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil. "O que o reconhecimento permite é que o Governo Federal, com todos os seus órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, atue em apoio ao estado. Essa é a primeira consequência. Mudando, inclusive, os seus processos administrativos para acelerar essa ajuda."

A solicitação de recursos para ações de defesa civil deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Também nesta quinta-feira, 26 de agosto, o MDR repassou recursos para ações de defesa civil em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, Paulo Lopes, em Santa Catarina, e Sagrada Família, no Rio Grande do Sul, todas atingidas por desastres naturais. 

Fonte: Brasil 61 

Ele1 - Criar site de notícias