Domingo, 17 de Outubro de 2021 12:17 84 98733 4107
Educação Música

Aulas de musicalização ampliam desenvolvimento de crianças desde os primeiros anos na escola

Na Maple Bear Natal, crianças têm contato com a música desde antes dos dois anos, com aprendizado rápido e natural

19/09/2021 10h18
30
Por: Adrovando Claro Fonte: Ska Comunicação
Aulas de musicalização ampliam desenvolvimento de crianças desde os primeiros anos na escola

A musicalização, que é o processo de construção do conhecimento musical, traz diversos benefícios para as crianças. Pensando nisso, a Maple Bear Natal oferece esse ensinamento aos alunos desde os primeiros anos de idade. Os resultados são percebidos logo no desenvolvimento da fala, noção das propriedades do som (grave e agudo, forte e fraco, longo e curto), até questões de fôlego, projeção vocal e afinação.

 As aulas têm diferentes níveis de desenvolvimento a depender da idade das crianças da turma. No Early Toddler e Toddler o foco maior é desenvolver a fala por meio de canções infantis e do cotidiano escolar, além de apresentar instrumentos e trabalhar o ritmo.

 Já a partir do Nursery é trabalhado o desenvolvimento rítmico, a audição - através da ecologia acústica (paisagem sonora) -, a apreciação musical e a técnica vocal, conhecendo também alguns instrumentos e a ideia de corpo como instrumento, por meio da percussão corporal. Participam desses momentos todos os alunos e os professores de cada turma.

 Na musicalização são trabalhadas algumas questões musicais complexas por meio de brincadeiras, como o jogo de caras e bocas, que faz parte do aquecimento vocal. Ela consiste em realizar caretas representativas como o objetivo de aquecer a musculatura da face e a parte responsável pelo aparelho respiratório. Em outras atividades, o diafragma é preparado para potencializar a emissão vocal, usando uma brincadeira de encher uma bexiga imaginária, por exemplo.

 "Atualmente estamos fazendo uma 'viagem pelo mundo' da música. Cantando várias canções em diversas línguas (português, inglês, japonês, espanhol, francês e até um dialeto da Tanzânia,). Então toda aula eles me perguntam para aonde a gente vai viajar", diz a professora de musicalização Kalinka Cordeiro.

 "Hoje, por exemplo, uma aluna de um aninho começou a reconhecer as canções do repertório e a fazer os gestos para pedir as canções. Ela ainda não fala, mas já reconhece as melodias", completa a professora Kalinka.

 O funcionário público Pedro Xavier, que é pai do aluno Oliver, do Early Toddler, conta que ficou surpreso ao ver o filho já cantarolando as notas musicais e reconhecendo a imagem destas antes mesmo de completar os dois anos. Além disso, Oliver sabe os nomes dos instrumentos musicais e uma de suas brincadeiras preferidas é usar um violão de brinquedo para cantar – ao seu modo – as músicas trabalhadas na aula da professora Kalinka. “Além do contato desde cedo com a música, a gente percebe nele alegria e envolvimento com o que é trabalhado na escola”, comenta o pai.

 Metodologia privilegia a criatividade

 A Maple Bear Natal utiliza um modelo de educação em que os alunos são estimulados a exercerem a criatividade, a curiosidade e estão abertos à experimentação. A metodologia canadense, reconhecida como uma das melhores do mundo, prepara os estudantes para serem protagonistas de suas próprias trajetórias e para buscar soluções. E mais: com um ensino verdadeiramente bilíngue. 

 A escola, que funciona há 12 anos na capital potiguar, oferece turmas de educação infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino fundamental. Na educação infantil, o programa da escola oferece uma grade de ensino completa e abrangente em todos os sentidos. De 1 até os 4 anos de idade, 100% das aulas são ministradas em inglês. Na última série da educação infantil, 25% do conteúdo é repassado em português, com o início da alfabetização nas duas línguas. Já no ensino fundamental, as crianças desenvolvem todas as competências de comunicação em português e inglês, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação. As aulas acontecem 50% em inglês e 50% em português.

 

 

Ele1 - Criar site de notícias